Concurso ALBA: Assembleia Legislativa da Bahia certame está previsto no PLOA 2024
Um novo concurso ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) pode ser realizado em breve. Isso porque o certame está previsto no PLOA 2024. Segundo o documento, estão previstas 135 vagas no novo edital.
Vale lembrar que o deputado Nelson Leal, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, determinou a revogação do último certame, que teve edital publicado em 2018 e ofertava 123 vagas.
A decisão, publicada no Diário Oficial do Legislativo baiano, ocorreu após a Procuradoria da casa não ter logrado êxito em sustar a decisão do TJ-BA proferida em novembro de 2018 que suspendia o certame.
- Concurso ALBA
- Status: previsto na LOA 2024
- Banca: a definir
- Vagas: 135
- Salário: R$ 5.883,81 a R$ 6.960,87
- Edital: ALBA 2018
Previsto no PLOA 2024
Segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente ao exercício financeiro de 2024, um novo concurso ALBA poderá ser realizado. A proposta, se aprovada, permitirá ao Legislativo realizar o novo certame.
O concurso para ALBA não foi anunciado para o ano de 2024. O PLOA referente ao exercício financeiro de 2024 abre apenas a possibilidade ao Legislativo de realização, ou não, de um novo certame.
Previsto na LOA 2023
A realização do próximo concurso ALBA também estava prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA 2023). Segundo o orçamento, eram previstas 150 novas admissões.

Revogado
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal, anunciou a revogação do concurso público lançado em 2018 com 123 vagas para o quadro de servidores da ALBA.
O Ato 5.826/19, assinado pelo presidente da Casa, revoga edital do concurso, publicado em outubro de 2018. O documento foi disponibilizado no Diário Oficial do Poder Legislativo da Bahia.
Informações edital concurso ALBA
O edital do concurso ALBA (2018) foi publicado com 123 vagas para nível médio, técnico e superior em diversas especialidades. Confira abaixo a distribuição de vagas do edital ALBA:
Cargos de Nível Médio
Cargos de Nível Médio

Cargos de Nível Médio Técnico

Cargos de Nível Superior

Etapas e provas
Assim como o número de vagas e os requisitos, as etapas do concurso também eram diferentes para cada cargo. Por isso, listamos abaixo as etapas do certame de acordo com cada área.
Polícia Legislativa:
- Prova objetiva;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação psicológica;
- Investigação social.
Taquígrafo:
- Prova objetiva;
- Prova prática.
Procurador Jurídico:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva.
Demais cargos:
- Prova objetiva.
Quais as atribuições da Polícia Legislativa?
O policial legislativo deve zelar pela segurança institucional do patrimônio do Poder Legislativo e pela segurança institucional do Parlamento Baiano. Além disso, as demais atribuições do cargo incluem:
- Prevenção e apuração de infrações;
- Manutenção da vigilância permanente por meio de policiamento ostensivo e sistemas eletrônicos;
- Segurança do Presidente da Assembleia Legislativa e dos demais membros da Mesa Diretora, sendo fora ou dentro das dependências da Assembleia;
- Segurança de Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores sob missão oficial do órgão;
- Planejamento estratégico de segurança;
- Entre outras responsabilidades esclarecidas em Lei.
Remuneração

O último concurso ALBA
O último certame da casa aconteceu em 2014, organizado também pela FGV e trouxe a oferta de 97 vagas, sendo 48 para cargos de Nível Superior, 11 para Nível Médio Técnico, e 38 para Nível Médio.
Os cargos de nível superior foram para: Auditoria, Administração, Análise de Sistemas / Informática / Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assessoria Legislativa, Assistência Social, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, Pedagogia, Pesquisa, Psicologia, Redação e Revisão Legislativa e Secretariado Executivo.
Os de nível médio foram para as áreas Administrativa, Artes Gráfica, Auxiliar de Odontologia, Contabilidade, e Elétrica.
Na ocasião, foram registrados 14.127 inscritos, sendo:
- Auditor: 203 inscritos (aproximadamente 101 candidatos por vaga);
- Técnico de nível médio: 9.335 inscritos (aproximadamente 190 candidatos por vaga);
- Técnico de nível superior: 4.589 inscritos (aproximadamente 99 candidatos por vaga).
Publicar comentário